Pomar Experimental

Apresentação do Pomar experimental

Visando o lançamento de novas variedades frutícolas de maior procura e valorização comercial, a secção de frutas e Produtos Hortícolas da C.A.B., C.R.L. (O.P.), empreendeu na campanha de 2004/05 a instalação de um pomar Modelo com variedades de ameixas de origem predominantemente Americana e Japonesa.

O Pomar experimental procura demonstrar aos nossos Cooperadores o comportamento vegetativo de 12 variedades distintas de ameixieiras, três das quais implantadas em dois regimes distintos de condução de cultura (eixo armado de compasso curto e vaso de compasso largo) e é tecnicamente monitorizado pelos serviços técnicos da Cooperativa em colaboração com os serviços de Cooperativa Francesa (Capel) que desenvolve igualmente um campo experimental em moldes semelhantes.

Encontra-se situado na localidade das Gamelas em terreno argiloso com uma área total de 1,125 Ha. em vale com declive na ordem dos 35º e beneficia da passagem de uma nascente e dois ribeiros na zona baixa, que permitiu a construção de uma charca para irrigação por bombagem e distribuição por sistema “gota-a-gota”.

Ao todo, o Pomar contém um total de 1.000 árvores (600 plantas importadas e 400 enxertadas “in situ”) de 12 variedades distintas, distribuídas ao longo de 9 linhas/fiadas.

 

 
Desenvolvido por: NSprojects.com